Jogos para Linux, um mercado em franca expansão! Crie seu desktop perfeito com Ubuntu Linux
Jan 21

Primeiramente olá a todos meus leitores. Creio que o título possa expressar bem o que sinto. Irei desabafar neste post a grande verdade do mundo dos computadores do ponto de vista dos Desktop e multimídia (note que não estou citando servidores, redes nem jogos). Trabalho com Design Gráfico, gosto muito da área de multimídia e gostaria muito de me aprofundar em outras áreas como animação 3D, modelagem, cinema, som, etc. Mas confesso que me sinto extremamente limitado tecnologicamente ultimamente.

Fruto de muito suor (só Deus sabe) conseguimos comprar aqui em casa um computador bom (pelo menos do meu ponto de vista). No entanto, mesmo com toda esta potência de hardware, me sinto limitado do ponto de vista do software e do sistema. Me sinto como que em uma ferrari, mas numa pista com limite de 60km/h. Pensando muito nos últimos dias, pesquisando, cheguei a uma infeliz (ou feliz, dependendo do ponto de vista, como tudo no mundo) realidade:

  • Apple = Inovações
  • Microsoft = Cópias mal feitas com 4 anos (na média) de atraso
  • Linux = Cópias bem feitas com 6 anos (na média) de atraso

Vou colocar aqui alguns exemplos para ilustrar o fato:

  • Apple criou o Spotlight, um sistema de busca que fica indexando os arquivos no plano de fundo, e em poucos segundos consegue trazer resultados precisos buscando até mesmo dentro dos documentos. Mais tarde surgiu um projeto muito bom para Linux chamado Beagle que faz a mesma coisa. O novo Windows Vista possui um recurso idêntico acoplado ao menu iniciar.
  • Apple criou o iTunes, um player capaz de reproduzir músicas, baixar capas de albuns, organizar a biblioteca com playlists, tocar rádios, podcasts, comprar músicas online dentre outros recursos. Mais tarde o player foi lançado para Windows por ser o principal software para se trabalhar com os iPods. No Linux, diversos projetos são no mínimo suspeitos de copiar idéias, como exemplo temos o amaroK, Listen e Exaile.
  • Apple criou o iPhoto, um software capaz de catalogar fotos, importá-las da câmera digital, fazer pequenos retoques, criar cartões, calendários e diversos outros recursos. No Windows, vários softwares apareceram com a mesma proposta, dentre eles o Photoshop Lite e o Picasa. Mais tarde, no Linux, o Picasa foi portado (usando o wine) e vieram outros projetos, sendo que o mais famoso é um ótimo software chamado F-Spot (que já analisei aqui em meu blog inclusive).
  • Apple criou um software chamado Front Row, que trabalha com seu controle remoto, permitindo ao usuário tocar DVDs, filmes, músicas, ver fotos e muito mais de longe, duma maneira simples, como nos menus de DVDs Players. O Linux já possui 2 projetos similares, usados em dispositivos embarcados: Elisa e Freevo. O novo Windows Vista já conta com um software chamado Windows Media Center que faz exatamente o mesmo.
  • Apple criou um software chamado iMovie, que permite a qualquer pessoa editar seus vídeos pessoais e incluir efeitos profissionais. Em conjunto com o iDVD, é possível se criar DVDs animados e gravar facilmente. O Windows possui diversos softwares hoje já para esse recurso, e eles criaram o próprio Windows Movie Maker para edição de vídeos. No Linux, softwares como Diva (editor de vídeos simples e intuitivo) já atraem os olhos dos usuários, e softwares para criação de menus de DVDs também já estão sendo desenvolvidos.
  • Apple criou o Dashboard, um software que permite acoplar ao desktop diversas informações como previsão do tempo, situação de aeroportos, páginas web, tradutores, calculadora, relógio, calendário, etc, além do Widgets. No Windows, o Active Desktop foi criado anteriormente, e no Windows Vista, um software idêntico foi criado, mas com o nome de Gadgets. No Linux, softwares como gDesklets e Super Karamba fazem o mesmo.
  • Apple criou o navegador Safari, que incluia recursos como RSS, recurso que hoje também existe no Linux via Mozilla Firefox e no Windows agora com o novo Internet Explorer.
  • Apple criou o OSX, um sistema operacional com diversos recursos interessantes. Nele é possível pressionar F9 e ver todas janelas abertas de uma vez. Ao pressionar F11 é possível visualizar a área de trabalho, e tudo com efeitos muito bonitos de transição. O minimizar e restaurar de janelas também possui um efeito muito interessante. No Linux, todos estes recursos já foram copiados pelo software Beryl. No novo Windows Vista, os efeitos visuais também foram adicionados.
  • Apple possui soluções de e-mail, calendário e agenda, assim como seus concorrentes diretos, porém estas soluções são aplicações separadas porém integradas, de forma que se você quer apenas ler um e-mail, não precisa esperar os outros módulos serem carregados a parte. No Windows Vista, isso foi copiado pelo antigo Outlook Express. No Linux não tenho relatos ainda disto, pelo menos a última versão do Evolution ainda mantém todos recursos em um único programa (e muita gente que reclama do excesso de recursos acaba partindo para o Mozila Thunderbird).

A Apple trabalha já num novo sistema operacional que está próximo de seu lançamento e pretende bater de frente com o Windows Vista. Seu lançamento foi adiado para que o Windows Vista saísse primeiro, e a Microsoft não tivesse como copiar estes novos recursos. Dentre os recursos novos, será possível rodar Windows e Mac OSX ao mesmo tempo, e para mudar de um para o outro, será um processo muito semelhante a um “trocar usuário”.

Existem especulações de que o novo OS da Apple também rodará aplicações do Windows tranquilamente, como se o sistema possuísse uma espécie de Wine já instalado e muito bem configurado. Um recurso chamado Time Machine (máquina do tempo) permitirá voltar no tempo e restaurar arquivos antigos facilmente. Será possível, por exemplo, fazer uma busca por um arquivo, e, sem resultados, voltar no tempo 1 mês, e ver quais seriam os possíveis resultados daquela busca naquela data, restaurado os arquivos com 1 clique.

Eric Schmidt, o CEO do Google, foi chamado para ser o Diretor Executivo da Apple. Por possuir fortes contatos na Sun, ele planejou uma mega parceria Google, Sun e Apple. Dentre os frutos da aliança, está um novo sistema de arquivos chamado ZFS (Zettabyte File System), um sistema de arquivos totalmente inovador. Pra se ter uma idéia, neste novo sistema de arquivos, não existe mais o conceito de partição ou disco, mas sim o conceito de pool. Os pools são conjuntos de dispositivos que compartilham características similares. Este sistema utiliza o método copy-on-write, ou seua, ao gravar um arquivo com mesmo nome de um anterior, nunca ele será gravado no mesmo lugar do anterior, nem o antigo será deletado até que seja verificado o arquivo gravado para que tudo esteja correto.

As operações são todas feitas usando um checksum de 256 bits para validar os dados. Ou seja, risco quase zero de corrompimento de arquivos, tanto é que o sistema nem possui um sistema de recuperação (como os famosos scandisk e fsck). O sistema ainda permite a criação de pools e ficheiros com 16 exabytes (260 bytes).

Isto sim é inovação!

Outro ponto que me deixa no mínimo chateado é o descaso de empresas como a Adobe com o sistema Linux. Todos os softwares gráficos novos (incluindo os Open Sources como é o caso do GIMP e do Inkscape) se espelham de certa forma em softwares como Photoshop e Illustrator. É verdade que o GIMP possui diversas funcionalidades diferentes, ciclo próprio e possui desenvolvedores que batem os pés para não implementar recursos do Photoshop alegando que trata-se de um software diferente, justiça seja feita! Mas de qualquer forma conceitos como camadas, máscaras e filtros são originários do Photoshop. O Inkscape surgiu com o intuito de ser um software compatível com o Illustrator logo de início, coisa que pouca gente sabe!

Resumindo: Não acho que copiar seja ruim, o que é bom deve ser copiado! Inclusive o efeito do cubo do beryl está sendo copiado pela apple, o X11 já foi implementado no OSX para que aplicações do Linux possam ser portadas para mac facilmente. A Apple utiliza o Bash como terminal, e softwares Open Source estão entrando aos poucos, é verdade! O próprio conceito de Open Source já engloba a palavra “copiar”. Mas é verdade que quem não utiliza Mac está pelo menos 4 anos atrasado na média!

Os softwares multimídia para Linux estão crescendo muito rapidamente, mas estão a anos luz atraz dos feitos para Mac. Os do Windows estão um pouco mais evoluídos, mas mesmo assim, caminham atraz (vejam o Final Cut da Apple por exemplo). Confesso que gostaria MUITO de comprar um Macbook e instalar Ubuntu nele, ficando com os 2 sistemas: OSX para trabalhos profissionais e aprendizado multimídia, e Ubuntu por amor e paixão pelo maravilhoso sistema e uso cotidiano!

Mas definitivamente, os computadores da Apple são extremamente caros para nós meros mortais brasileiros que recebemos em reais. Então vou tocando minha vida limitada por uma estrada de 60km/h. Hoje é meu aniversário (22 de janeiro), quem sabe no meu próximo aniversário eu consiga postar de um Mac, com dual boot… Não custa sonhar!

PS: Este texto foi vomitado. Por favor perdoem qualquer erro de digitação.

written by LedStyle \\ tags: , , , , , , , , ,

37 Responses to “Desabafo…”

  1. guaco bey Says:

    xara xtreme. melhor q o inkscape
    cinelerra -tem interface alienígena, mas edita HD sem problema, eu estou editando meu filme nele.
    scribus -pra dtp
    mais controle de cor com lprof
    bicho, dá pra viver com o linux em design gráfico, maquetes eletrônicas… só atividade que envolva FLASH q fica limitado ao uso do baratíssimo MOHO (U$100), que é um app porreta pra animação 2D (com direito a esqueletos pra vetores 2d e animação 2.5D)
    &pra quem tem dinheiro tem sempre o nuke da digital domain pra comprar por uns U$6000 e o PIRANHA… ambos melhores que o shake da apple (comprado da nothing real)

    ah. desktops virtuais, o linux tinha antes do win e mac :P

    parabéns. tb nasci hj, e sem querer cai aqui! :)

  2. Yuri Malheiros Says:

    Infelizmente o Linux vive muito de copiar ainda. Copiar o que é bom está certo, mas bem que poderia existir mais inovação por parte dos desenvolvedores.

  3. leandro Julio Says:

    Acho que desenvolver coisas novas é um pouco difícil no mundo do software livre, pois pense, se vc inventa um sistema de arquivos revolucionário que ninguém tem, vc da para a comunidade e não ganha nada$$$$??? e depois os gigantes copiam e ganham milhões!! ou vc vende e ganha milhões?? e depois a comunidade copia e passa a usa-lo também ????, acho que essa é a pergunta do porque não existem tantas inovações partindo do SL..

  4. samuel corradi Says:

    Bom, uma coisa eh fato: sistema nos temos. Linux eh um puta sistema operacional. Nao tem o que discutir.

    Oq sinto falta no linux eh de uma padronizacao para a distribuicao dos softwares. Sem tantos .deb, .tar, .rpm, alien para conversao, etc…

    Sinto falta tb dos produtos adobe (vide photoshop). Se eles quiserem, soltam uma versao pra linux amanha. Jah que o OSX eh baseado em Unix tambem. Xara X eh o melhor software para ilustracao vetorial que conheco. Soh acho q ele peca na hora da diagramacao. Coisa que o Inkscape faz melhor.

  5. neoman Says:

    Na realidade Linux foi projectado mais para disponibilizar servicos e nao para fins graficos.
    Mas como os tempos sao outros temos que acompanhar as tendencias e claro nao iremos reinventar a roda, logo o lema é copiar.

  6. Renan Birck Says:

    Eu já desisti de ver os produtos da Adobe para Linux, infelizmente.
    Notei que a Adobe teve dificuldade em portar o Flash Player para Linux, que é um produto infinitamente menos complexo que o Photoshop ou o Illustrator.

    E não vejo nada de errado em copiar, desde que seja uma cópia bem-feita e que seja dado o devido crédito ao autor.

  7. Flavio Carreira Says:

    Fazer esse tipo de comparativo é extremamente complicado. Somente usando os 3 sistemas no seu dia-a-dia pra entender que todos, sem excessão, tem pontos positivos e negativos.
    Acreditar na máquina de hype da Apple em relação aos seu produtos, ou ouvir de algum macmaníaco como seu sistema é bom e lindo não ajuda também. Pior é achar que a Apple é boazinha e que a MS é o lado negro da informática. Cada um no seu canto. Depois de acostumar a liberdade de um Linux, e passar a utilizar um osX, você se sente extremamente engessado, no mínimo. Posso ser uma minoria no mundo (ex-)usuário da Apple, mas nós existimos.
    Outra comparação no mínimo descabida, é confrontar o Xara com o Inkscape. Ambos programas tem enfoques diferentes para problemas diferentes. O Xara tem anos de experiência em DP, como produto de excelente qualidade técnica. O inkscape foi desenvolvido única e exclusivamente baseado no SVG, e como expandir os limites desse formato. Se fosse pra desenvolver um formato proprietário de gráficos vetoriais, como é o caso do Xara, aposto que a turma de desenvolvedores do Inkscape estaria totalmente apta a implementar as soluçoes mais mirabolantes, sem ter que se prender a um formato aberto de arquivos como o SVG.

  8. Fábio Sousa Says:

    Filhão,

    Tudo bem que metade das coisas que você falou não são necessárias para se trabalhar com design, mas o resto - como diria o meu querido amigo Jack - vamos por partes.


    Temos que pensar, antes de tudo, o Linux foi feito originalmente de desenvolvedores para desenvolvedores. O pessoal não estava lá muito preocupoado em fazer as coisas funcionarem bonitinho e etc.. Hoje em dia, a exceção. Aliás, foi por causa disso que eu consegui me livrar do Windows: eu não tinha saco de ficar compilando quinhentos comandos para fazer a minha placa de som funcionar. Esperei 4 longos anos para algo como o Ubuntu.

    Como designer (de verdade, com faculdade e tudo mais) há muitas coisas que precisam ser melhoradas nos softwares livres, coisas básicas que fazem a nossa produtividade ir para as nuvens.

    O inkscape é um ótimo programa de desenho vetorial, mas ele ainda tem um sério problemas com a saída de cores para impressão (CMYK que os desenvolvedores do GIMP insistem em falar que não é importante). Fora alguns atalhos que poderiam ser mais simples (usar duas mãos para executar comandos não é nem um pouco ergonômico).

    O gimp é um ótimo software de edição bitmap. Poderia ter uma coisinha aqui e ali que ajudasse a melhorar as tarefas (como o auto incremento/decremento dos tamanhos dos pincéis). Ainda digo que o problema com o CMYK ainda é um problema real. Tente instalar o plugin separation no linux… não é a mesma coisa.

    Edição de vídeo (Cinelerra) poderia ser uma pouco mais intuitivo (quem já usou After Effects, sabe do que eu estou falando), mas ele está no caminho certo.

    O Ktoon é um software que eu ainda estou tentando entender, assim como o FontForge (para criar fontes).

    Acho que o principal problema de tudo é que não há uma ligação entre os desenvolvedores dos softwares e os designers “de verdade” - aquele pessoal que pela pra fechar uma revistas na terceira semana do mês. Existem pouquíssimos designers desenvolvedores de software, o que ajudaria e muito no aceleração do desenvolvimento dos programas - mas quem sabe o que o futuro nos reserva?

    Meu amigo, somos os pioneiros do design no linux… se não formos para frente, superando as dificuldades, o barco vai continuar no ritmo que está.

    Abraços,

    .faso

  9. luís Says:

    olá,
    Gostaria de colocar algumas observações a respeito do seu texto, não sou designer então vou me ater a alguns pontos gerais.
    1 - Você confunde plataforma com sistema operacional, em um momento você compara sistemas operacionais e em outro você compara aplicativos disponíveis para cada SO, o sistema operacional não tem culpa nenhuma se não há aplicativos para que executem nele, a comunidade de software livre leva nas costas um trabalho que não seria necessáriamente seu: o de desenvolver aplicativos para o sistema operacional linux. A Apple e a Microsoft não desenvolveram o Photoshop, mas seus SO’s levam o crédito de ter esse aplicativo disponível.
    2 - Mac OS não foi desenvolvido totalmente pela Apple, de fato ela partiu de um sistema BSD, cuja licença permite o fechamento de código (a meu ver errôneamente).
    3 - Uso Linux em casa e Mac OS no trabalho, e me sinto extremamente frustrado com a dificuldade de se realizar tarefas no Mac OS, por exemplo:
    3a - Para você abrir um aplicativo que não possui um atalho na barra inferior é necessário abrir o Finder e ir até a seção Aplicativos, onde será necessário procurar em uma lista que contém TODOS os aplicativos do sistema, é muito lento e contraprodutivo.
    3b - Ao clicar duas vezes em um arquivo para abrir o mesmo o Mac OS vai procurar qual aplicativo abrir a partir da extensão do arquivo, assim como é (ou era?) feito no Windows. Esso é um conceito absolutamente ultrapassado. No Linux o gerenciador de janelas identifica pela assinatura do arquivo à qual aplicativo associá-lo (pelo menos o Konqueror do KDE faz isso).
    4 - O mecanismo para alternar entre janelas usando miniaturas também é contraprodutivo, você precisa mover o apontador até um canto da janela e depois mover novamente até o local onde está a miniatura, e ainda vai ter que procurar entre as miniaturas cada vez q abrir uma nova janela, pois elas serão reespalhadas pela tela.
    5 - O Mac OS lida muito mal com codificação diferente de caracteres, tente copiar arquivos cujos nomes usam iso-8859-1 e possuem acentos no Mac para ver a dificuldade.
    O seu texto é bom pois fomenta discussão, não entenda de forma alguma esses comentários como um ataque pessoal, else são apenas meus dois centavos para o debate.
    Saudações.

  10. cochise Says:

    Sugiro que você experimete o kontact. Ele integra e-mail, aenda e um barangandâ que eu não uso, mas pelo que sei é “komposto” por vário aplicativos do KDE em uma inteface de carregamento sob demada como o espaço de trabalho do Koffice.

    Outra coisa. Um editor de imagens fantástico é o Pixel. http://www.kanzelsberger.com/pixel/?page_id=12 é pago, mas se o Photoshop fosse lançado para linux também seria, não é? Baixei o demo uma vez e achei quex é bem superior ao Gimp. (Ei, eu não tenho nada contra o Gimp, nem edito imagens profissionalmente, só achei que ele tinha mais recursos e era mais rápido.)

    Quanto às inovações de modo geral, digo o seguinte:

    O linux copia sim, mas eu não acho que a defasagem seja tão grande. somente na área de multimídia que temos mais atraso, mas aplicativos office, ambiente desktop e desenvolvimento estamos muito bem.

    Há é claro os detalhes que fazem alguma diferença como o recurso do KDE e trocar sozinho o papel de parede.
    E até hoje não inventaram nada melhor que o Konqueror, que permite gerenciar arquivos e visualizá-los, inclusive em abas. Aliás o KHTML do Konqueror foi a base do Safari.
    O Katapult é ua invenção genial que une calculadora e lançador de alicativos, podendo abrir até arquivos diretamente.

    Pode-se ver que uso muito o KDE. Acredito que ele está anos luz adiante do windows (pesado e ineficiente) ou Gnome (espartano) em Recursos e poder de fogo.

    Outro detalhe, a pesquisa embutida no menu é um recurso copiado pelo Vista que é do KXFB, menu alternativo do KDE.

    Eu acredito que quando o KDE4 sair muita gente vai ter o que copiar, quem sabe até o pessoal da Apple.

  11. Fernando Fraga Says:

    Samuel Corradi tem razão quando fala que a Adobe pode portar seus programas de OSX para Linux em pouco tempo (estimo 1 mês, 2 programadores), pois, além de ambos sistemas serem POSIX, a biblioteca gráfica do OSX, Cocoa, é quase idêntica ao GNUStep.

    Fala Samuel !

  12. fenrrir Says:

    Eu acho que inicialmente dizer que a Apple produz e os outros copiam é um tanto quanto exagerado (vide o caso do X, ou do próprio kernel do Mac).

    Depende do ponto de vista, vc tah analisando justamente pelo lado da Apple, de seus principais aplicativos, dos principais pra vc e os que não eram incialmente o foco do linux.
    Inicialmente o linux era um ambiente de desenvolvedor pra desenvolvedor, com o tempo que foi desenvolvendo esse lado desktop, esse é de fato seu lado “mais fraco”. Hoje em dia que o povo está tentando transformar o linux num bom desktop e por isso está copiando estes softwares pra desktop. Por que também muitos dos usuários que vem já estão “viciados” neles, e querem algo parecido como eles.

    O linux tem o locate que eh um indexador de arquivos, pra modo texto, n retorna resultados como o beagle, n cataloga por tipo de arquivo, ou conteudo do arquivo, mas eh mt pratico, bem mais q o find e existe a anos.

    Qnt ao dashboard o WindowMaker tinha algo bem mais simploria mas q vai na mesma ideia. Que eh bem antigo.

    Como eu tava dizendo, ele antigamente era mais pra desenvolvimento n pra desktop, e tem algumas coisas arcaicas de tais ferramentas, mas que nunca foram mt desenvolvido por falta de publico.

    Eu acho que é mais o menos por ai, tem coisas que o Mac inova, outras o linux e outras o Windows. Não adianta querer analisar por uma única ótica e meia dúzia de aplicativos.

  13. Samuel Corradi Says:

    Esse programinha Pixel eh ducaralho Cochise. Muito melhor que Gimp. Eh pago, mas vale a pena. 38 doletas apenas. Um grande problema que vejo no Gimp eh como ele trata os efeitos. Para colocar sobra no objeto ele cria outra layer atraves de uma caixa de ferramentas pouco intuitiva, que vc tem q “chutar” os paramentros e torcer para que a sombra saia perfeita.

    Em Pixel (http://www.kanzelsberger.com/pixel) eh o programa mais proximo que jah vi do Photoshop. Realmente execelente!

    Dono do blog, vale a pena vc fazer um artigo agora sobre esse aqui!

    Ah! E nos temos Maya! rs

  14. José Antonio Meira da Rocha Says:

    “Este sistema utiliza o método copy-on-write, ou seua, ao gravar um arquivo com mesmo nome de um anterior, nunca ele será gravado no mesmo lugar do anterior, nem o antigo será deletado até que seja verificado o arquivo gravado para que tudo esteja correto.”

    Isso, até o DOS fazia…

  15. LedStyle Says:

    Olá pessoal! Eu não esperava tantos comentários em tão pouco tempo, sinal que o pessoal ainda lê o que eu escrevo, obrigado.

    Li todos comentários, concordo com o que a maioria diz, mas gostaria de deixar aqui alguns pontos:
    - Não estou tentando fazer com que a Apple seja a boazinha e a Microsoft a vilã, são ambas empresas interessadas apenas no lucro, mas a criatividade dos desenvolvedores da Apple vai muito além da dos do Windows, que só sabem copiar. Apple copia também, mas cria alguma coisa nova também.
    - Sobre o Cinelerra, eu instalei ele no meu Ubuntu, tenho todos os codecs possíveis e imaginários no meu PC (incluindo os do Windows) e quando abro qualquer vídeo nele o software ou trava ou abre apenas o áudio todo corrompiado com chiados. Definitivamente, se alguém comparar o Cinelerra com o Final Cut e dizer que são ambos igualmente bons, é apenas sinal de total desconhecimento da área!!! http://www.apple.com/finalcutstudio/
    - Sobre os estúdios de cinema usarem Linux, eis mais um equívoco sério! Sim, eles realmente estão utilizando cada vez mais Linux, mas para renderizar o projeto apenas, pelo fato de o Linux ser muito mais estável e gerenciar bem processos, além da vantagem de ter um sistema totalmente otimizado só com o que se vai usar. Existem softwares bons de 3D para Linux, tem o Maya e o XSI, e tem até os de engenharia como o Pro Engineer. Mas na prática o pessoal cria tudo em Mac ainda, e usa o Linux pra renderizar, um processo beeem lento e que ocupa muito processador! O pessoal também usa Windows as vezes, o Star Wars por exemplo foi feito em Windows se não me falha a memória.
    - Embora meu desabafo aparente uma confusão entre sistema e softwares diversos, tenho total consciência de até onde é um sistema operacional e até onde não. Os softwares da Adobe não tem em nada a ver com o sistema do Mac, sei disto, embora tenho certeza de que a Apple domina grande parte das ações da Adobe, mas até aí, o Bill Gates também possui várias ações na Apple. O que quero dizer é que Linux e Windows estão copiando MUITO os softwares lançados originalmente para o Mac. O próprio sistema de janelas já foi idéia copiada, foi o pontapé inicial.
    - Linux é muito bom pra redes e programação, não tenho dúvidas! E sei que foi feito de programadores pra programadores. Sei também que ele nasceu com outros intuitos que não o de ser bonitinho e usável por qualquer leigo! Mas o que muitas pessoas da comunidade não entendem é que, se o Linux não se tornar um sistema bonitinho e usável por qualquer leigo rápido, vai continuar sempre sendo aquele sistema de nerd que é usado por cerca de 1% dos computadores no mundo (os Desktops). Que Linux é bom pra servidor todo mundo sabe, mas acredito que ele precisa entrar melhor no mercado de Desktop, e é por isso que eu acredito no Ubuntu ainda, pois ele me parece a distribuição mais sensata e próxima de tornar isto realidade.
    - Quem fala que Linux está pronto pra ser usado na área de multimídia deve ter batido a cabeça ou achar que o design se limita a fazer sites. Provavelmente nunca diagramou uma revista, um jornal ou até mesmo um flyer profissionalmente. O GIMP, por exemplo, não trabalha com CMYK, tem aquele sistema de separação de cores (e não conversão pra CMYK) com aqueles perfis, e o pessoal insiste que é o suficiente. Não tem escala de pincéis, não tem nem seleção poligonal, não aplica efeitos em camadas e não tem ferramenta de “healing brush”. Retocar fotos com a ferramenta de carimbo do GIMP é bom pra pequenos detalhes, mas em grandes áreas faz com que fique tudo uma grande salada! O Xara Xtreme eu acredito, um projeto muito bom e de futuro que na minha opinião já deixou o Inkscape para traz, mas ele também não está pronto. Não edita fotos ainda, a saída de impressão é sofrível, peca por não ter efeitos simples que até o Corel Draw possui e tem uma compatibilidade terrível com outros softwares comerciais. Já gastei horas e horas tentando passar arquivos dele para o Illustrator sem sucesso. Os arquivos chegavam totalmente modificados, sem cor, grudados e tortos! O Inkscape é muito bom pra desenhar, criar ícones, mas pra alguma coisa mais pesada… nem adianta abrir. Se der um zoom um pouco grande e aplicar os efeitos, não tem 10GB de RAM que suporte o peso do programa. A saída de impressão é precária, o tratamento de textos é fraco, a transparência interativa é praticamente inexistente dentre outros problemas.

    O que quero dizer com isso tudo é que os softwares gráficos para Linux são bons, mas para web designers e não para designers gráficos, pelo menos não ainda. Nos últimos 2 meses, fiz mais de 10 trabalhos para clientes meus no Linux, com Xara Xtreme e GIMP, e em TODOS tive que refazê-los ou ao menos retocá-los em ferramentas comerciais (photoshop e illustrator) porque os formatos que chegavam no bureal eram incompatíveis.

    Pra 3D, até posso concordar que com XSI e Maya da pra se virar bem, mas dizer que o Cinelerra é suficiente pra edição profissional é o fim. Está no caminho certo, mas daqui alguns anos quem sabe… tudo pode acontecer!

    Um abraço a todos, obrigado pelas críticas construtivas, e espero que entendam minhas opiniões como construtivas e não meras reclamações de um usuário frustrado. O Linux ainda precisa aprender muito na área de Desktops e de Multimídia, e isso é um fato. Já para rede e programação, é um sistema próximo do perfeito, sem dúvida alguma!!!

    PS: Esse Pixel é bom, já testei ele um tempo. Embora tenha sentido alguma dificuldade com falta de alguns recursos, ele já me parece melhor que o GIMP, mas também é uma cópia descarada do Photoshop.

    []s

  16. samuel corradi Says:

    “ele já me parece melhor que o GIMP” Deve ter algum erro aqui. Jah te parece? Tah doido. Ele eh realmente muito melhor que o Gimp. Tah louco. Eh uma copia violenta do Photoshop, mas tah copiando bem. Tem ateh algumas ferramentas que no Photoshop ainda nao tem. Pixel 1.0 nota 10.

    Se o povo despertar pra esse programa, acredito que a Adobe lanca o Photoshop pra Linux pra nao perder o filao nesse OS.

  17. Thiago Alves Says:

    LedStyle, preciso fazer uns comentários sobre seu texto e suas opiniões:

    - Quando você diz que o Safari revolucionou com os RSS e talz podemos ver que você é um usuário Gnome pois o Safari nada mais é que o Konqueror com uma cara bonitinha. O Konqueror já possuia recursos RSS (ainda precários é claro) e o seu motor de renderização de páginas foi e é usado no Safari.

    - Quanto a editoração em Linux… bom, aqui eu preciso descordar de você. Já fiz a editoração completa de 2 jornais e uma revista usando o Scribus e quer saber… para mim ele não deixou nada a desejar para o antigo PageMaker (que era MUITO utilizado nos anos 90) e os arquivos foram gerados e impressos sem problemas!

    - O fato do seu bureal não ter compatibilidade com seus arquivos só pode ser uma de duas coisas: 1) Você não está enviando seus arquivos no formato correto (use SEMPRE EPS pois TODOS os “bureals” conseguem ler e imprimir arquivos dessa extensão), ou 2) o seu bureal não deveria ser um bureal e sim uma casa de impressão de trabalhos de faculdade :P

    Existem algumas coisas bem definidas na área de design gráfico como o uso da extensão EPS para se imprimir. Hoje em dia pelo que percebo (sim eu deixei de trabalhar com design gráfico a alguns anos) as gráficas e estabelecimentos do gênero recebem os arquivos para impressão em seu formato original o que pode gerar infinitos problemas que vão desde eles não terem as fontes a eles não terem a mesma versão de software que você, portanto aqui vai um conselho.. para trabalhos gráficos que vão para impressão use EPS (Encapsulated Post Script) ou até mesmo PS pois aí vc não vai ter problemas com o resultado final (ele vai ser o mesmo não importa aonde você imprima).

    De resto só posso elogiar seu texto pois foi um dos primeiros usuários Linux com “colhão” para criticar seu próprio sistema operacional.

  18. LedStyle Says:

    Olá Thiago,

    Sobre o Safari, confesso que sou mesmo usuário do Gnome e nunca gostei do Konqueror.
    Sober os arquivos não chegarem corretamente no bureal, o problema é o seguinte: Você se refere ao Scribus. Gosto do scribus, já usei ele, e não deixa muito a desejar em relação ao Page Maker, é verdade, mas deixa muito em relação ao InDesign e até ao QUark, mas isso são detalhes. Eu gosto do Scribus, é bem intuitivo, mas em geral é meio bugado. Ele no Ubuntu tem um bug que não deixa que eu coloque acentos nas palavras, e não consigo editar nada. Agora se você diagramar no Scribus, é muito provável que qualquer bureal e até gráfica de quintal possa imprimir seu arquivo, pois a saída poderá ser até mesmo PDF!
    Porém, o Inkscape salva um EPS muito estranho. Quando abro o arquivo no Illustrator, as cores desaparecem, e vários efeitos também (principalmente algumas transparências e sombras). É isso que eu quero dizer. O SVG do Inkscape também não é bem aberto por outros aplicativos. A solução que estou adotando é usar o TIFF, mas aí não será possível modificar o arquivo lá, pois ele vai fechado. Pelo menos meu Xara enviou o Tiff todo fechado e não em camadas…

    Sobre se comentário de que hoje as gráficas recebem no formato original, conheço gráficas pequenas que usam dezenas de softwares piratas, e nesse caso pode até ser verdade. Mas em geral, as gráficas grandes usam PDF no final das contas. Elas recebem muitas vezes em outros programas, mas convertem tudo pra PDF pra entrar na máquina. E eu particularmente confio mais no PDF do que no EPS (mesmo que seja criado com uma ferramenta Open Source).

    Grande abraço!

  19. Flavio Carreira Says:

    Sobre o Linux ser usado em cinema somente nas renderfarms, se assistir o making-off dos Sem-Floresta, vai ver que além de usarem servidores HP/AMD pra gerar os frames, as estações de trabalho estão rodando Redhat e não Apple.
    A transição pro Linux em Hollywood foi algo mais que natural, visto que todas as grandes soluções profissionais dos estúdios rodavam o Unix da SG.
    Querer mudar um workflow de Unix pra aquele outro conhecido OS, provavelmente num ia dar muito certo mesmo, nem a curto, nem a médio e nem a longo prazo.

  20. Marcos Says:

    Vc já ouviu falar em Mac-xiita.
    Cara nem um xiita doente pela Apple é tão bitolado para pensar que só a Apple consegue inventar o que é bom. Pare de ficar falando besteira.

  21. freak Says:

    Pois é cara. Se Apple fosse carne de vaca e todo mundo usasse, ai ele seria uma “porcaria”. Ele é “tão bom” porque é caro, exclusivo, e você nunca terá um. Esse é o marketing da Apple. :P

    O Linux está muito atrás em Multimidia com certeza. No caso, o Mac OS é 100% voltado pra esse mercado, com a turma iLife + iPod + iTunes. Até uns dias atrás, descobri que não tinha programas pra fazer HDR em fotos no Linux, tanto que estou desenvolvendo um agora. É assim que o Linux funciona hoje: a necessidade faz os programas surgirem. Pouca gente no Linux está sendo paga pra gerar “inovação”.

    Eu concordo, falta inovação para o Linux. Geralmente, tudo se resume a cópias. Eu costumo dizer que Linux é “Mac de pobre”. A primeira coisa que o cara faz depois de instalar o Ubuntu é colocar um tema “Aqua” no GNOME ;) É mais pra dizer que não usa Windows.

    Mas graças a deus eu não sofro dessa crise de identidade. Uso Linux porque é grátis, estável, seguro e eu fuço nele do jeito que eu quiser. Quem gosta de Linux mesmo é fuçador. ;)

  22. freak Says:

    Ah sim, e só pra lembrar: você paga (e muito bem) por tudo da Apple. Os produtos são “cool”? Sim. Eles usam open-source? Sim. Mas não é grátis.
    E quem não paga, também apela pra pirataria, assim como qualquer usuário Windows.

    Enquanto isso, um Ubuntu da vida é 100% grátis e ainda te mandam o CD em casa.

    Se saísse um killer app pro Linux, será que pagariamos por ele? Será que haveria mercado pra esse programa? Ou iriamos cair na pirataria, a qual já ocorre até no Linux (vide CEDEGA).

  23. bebeto_maya Says:

    Bom, estava usando o Scribus. no Ubuntu, e depois passei a utilizá-lo no Elive…Elive é um livecd baseado num ambiente chamado Enligtenment que, acreditem, clona o MacOSX até o osso…Mas foi uma clonagem super bem-feita, por sinal.

    O fato é que quando estava diagramando um livro infantil e cheguei na página 4, o sistema travou. Ele começa a empapussar, ficar lento, vocë vai colocando páginas e mais páginas e tudo começa a travar gradualmente! Resultado:Scribus não prestou. Diferente do Corel que isola as páginas, carregando-as interativamente, o Scribus gerencia tudo de uma vez só! Se o documento tiver 100 páginas, ele abre as 100 na memória e tome 1OGB de RAM!

    Voltando ao Inkscape. Ótimo, excelente software para identidade visual e ilustração, muito bom. Mas sem saída para impressão, sem CMYK e pobre em tipografia avançada.

    Em vídeo, meu amigo Led Style, se esqueceu do Mainactor, disponível para Linux e muito bom. Software proprietário de primeira grandeza. Sim, esses softwares existem: Maya 3D, Mainactor e alguns outros…Mas para editoração eletrônica e design gráfico, me parece que nada substitui Corel DRAW e Illustrator… Em se tratando do Corel eu poderia citar o preço: Um aplicativo de 1500,00 que acompanha uma suíte completa de editores de imagem e vetores! Ao contrário dos da Adobe que são muito mais caros.

    Eu estou muito acostumado com GIMP. Faço nele coisas que não faço no Photoshop, mas a precisão das ferramentas de seleção da raposinha são trágicas.

    Enfim, é isso.

  24. LedStyle Says:

    Esqueci do Main Actor, verdade. Mas o Maya eu citei… rs. Embora o Maya já esteja meio que com os dias contados, pois o XSI ta dominando o mercado já. QUestão de alguns anos… Nada como ter dinheiro pra comprar os concorrentes né? rsrs

    Eu gosto muito do Linux, vejam meus posts, eu uso Linux todo dia, e insisto. Só acho que ele tem andado meio devagar nesse segmento multimídia. Quando digo devagar, é relativamente, claro. Claro que temos grandes avanços, mas não estamos acompanhando as exigências do mercado.

    E eu não faço questão de Corel, poderia custar 100.000R$, eu sei usá-lo, usei por anos todos os dias, mas da muito bem pra passar sem ele!

    Tem uma frase que eu sempre digo pros amigos que é: “O Linux tem programadores sobrando, faltam usuários!”
    O que quero dizer é que faltam programadores usuários, que saibam entender as necessidades reais de usuários do sistema. Acho que o Linux não precisa mais de softwares de gerenciamento de servidores, mas sim de programas simples, bonitos e inéditos.

    Acho que vou lançar a campanha: Crie algo inédito!
    Não que copiar seja ruim, só acho que o pessoal acostumou-se a copiar, desenvolvendo sempre atraz. Está na hora do Linux começar a dar as cartas, só isso! E essa revolução tem de começar pelos programadores de finais de semana que amam o sistema Linux.

    Fica meu apelo!

  25. Fred Says:

    LedStyle, é só instalar o mac osx, no seu PC. Na rede torrent, você encontra facilmente, a iso do DVD já patcheada. Eu baixei, e instalei em minha maquina, e está rodadando perfeitamente. Na internet, tem vários tutoriais explicando como.

    O site oficial do projeto Osx nos Pcs é:
    http://www.osx86project.org/

    Nesse site você observa a lista de hardware compatível etc. Mais de anti mão te digo que o principal é o processador. Recomendo um Dual Core. Pois as instruções SS3 são necessárias.

    Você com um Dual core 2 duo, 2 Gb ddr2, HD Sata 2 radando em cima de uma boa placa mãe, terá a maquina de seus sonhos com 1/4 do valor do MAC Pro.

    Não esqueça de comprar a cópia do MAC OSX no site da Apple, pois não estou incentivando a pirataria. Não deixe de colaborar com Jobs.

  26. guaco bey Says:

    “o Star Wars por exemplo foi feito em Windows se não me falha a memória.”
    não foi. na industrial light and magic vc tem dois padrões: sistemas posix e sistemas macs (a lendária unidade rebelde deles). Usam muito linux sim com muito app proprietário, apesar de a ILM criar padrões abertos de arquivos pra cinema digital, etc.
    —————————————————————-
    “Sobre os estúdios de cinema usarem Linux, eis mais um equívoco sério! Sim, eles realmente estão utilizando cada vez mais Linux, mas para renderizar o projeto apenas,”

    Equívoco seu. Até ano passado, antes de ser vendida, a Mainframe (lendária pelo seriado Reboot e Beastwars e o recente desenho do homem aranha (já feito em linux)) usava o XSI em LINUX.

    A Digital Domain tem mais de 40% de seu time de “post” trabalhando com o nuke, app da própria empresa q é revendido tb, em linux.

    A ex-PDI, que criou o desenho Madagascar, bom, o fez em micros HP, rodando linux e maya -com direito ao blender pra animatics!

    A CORE, que fez o desenho “selvagens” da Disney, outra empresa que usou o Linux, dessa vez com o HOUDINI, pra animar, e não só renderizar o filme todo.

    O scooby-doo teve “wire removed” com o CINEPAINT, em linux. O mesmo o filme Ultimo Samurai, entre outros… afinal, o cinepaint é desenvolvido por engenheiros dos estúdios de cinema mesmo.

    Ou seja, para os grandes estúdios, onde as friluras de um desktop emo bunitinho não importam, o linux é mais q presente, e há anos.

    ah! o pessoal do shynola, bom, usam mac e linux. e usam o linux com FVWM pra trabalho!!!
    ——————————————————
    “Sobre o Cinelerra, eu instalei ele no meu Ubuntu, tenho todos os codecs possíveis e imaginários no meu PC (incluindo os do Windows) e quando abro qualquer vídeo nele o software ou trava ou abre apenas o áudio todo corrompiado com chiados.”
    Bom, uma dica, o cinelerra É FEITO pra trabalhar com a implementação quicktime que ele faz. Além disso um vídeo em codec DV25 (miniDV) ou mesmo um HDV e DVCPROHD (ambos mpg em metafile) rodam maravilhosamente bem dentro do cinelerra. Já codecs mais “populares” codecs para “usuário final”, esses pode deixar que vão foder com o cinelerra… mas por outro lado, isso está tudo bem dito no README dele. O cinelerra é ideal para quem edita em res. HD. E NÃO É IDEAL PARA QUEM JÁ SE ACOSTUMOU COM O FINALCUT E SUAS FACILIDADES. isso não tem como negar.

    Agora, editar vídeo HD, tirado de um cartão P2, em meu linux, duocore de 3Ghz, sem dor de cabeça? Comparado com o preço de um imac ou macpro, não tem preço! >:) Sobra até dinheiro pra comprar uma cópia do magnífico PIRANHA!! ;)

    “Definitivamente, se alguém comparar o Cinelerra com o Final Cut e dizer que são ambos igualmente bons, é apenas sinal de total desconhecimento da área!!!”

    Não são sequer comparáveis, led! O cinelerra é criado para uso específico do pessoal da heroinewarriors. O cvs dele é um “presente” pro “resto do povo”. Sendo assim o cinelerra não é um app comercial “para todos”. Nisso vc está certo. Mas para isso tem o MainActor que é muito bom e edita legal com vídeos codificados. E pós-produção “amadora” tem o mainvision da mainconcept -roda q é uma maravilha via o wine. unico senão, só funciona com .tga via wine.
    ———————————————–
    “Existem softwares bons de 3D para Linux, tem o Maya e o XSI,”
    Olha, além desses, tem o melhor de todos apps 3D no mundo, por sinal o primeiro a portar pro linux, o lendário HOUDINI… e claro, pq não falar do querido BLender? Veja o curta Elephants Dream pra ver oq o blender faz. uso o blender desde 1999 em casa e o maya desde 2001 fora de casa, e hj posso afirmar, que o blender nao encosta no Houdini, mas já tá passando a mão na bundinha do maya há uns 6 meses.
    ———————————————–

    falow!

  27. thebluesgnr Says:

    A Apple não criou o iTunes, ela comprou ele de outro empresa.

    O Beagle não é imitação do Spotlight, é uma evolução do Dashboard, projeto que o Nat Friedman começou há um bom tempo

    Não tem nada de errado em copiar, todos fazem isso inclusive a Apple. Spaces, por exemplo, que vai dar as caras no Leopard.

    Infelizmente nao posso ler o resto do seu post agora, mas essa história de que a Apple inventa e os outros copiam é criada pelo marketing do Sr. Steve jobs

  28. Fred Says:

    Parabéns thebluesgnr, você mostra que sabe das coisas. Não podemos esquecer que a Apple começou comprando um sistema pronto da Xerox. Os executivos da IBM não quiseram, pois achavam que um sistema orientado a objeto com um tal de mouse não ia dar certo.

    Esse tal de iphone, para mim não tem nenhuma novidade, é viadagem mesmo. Um phone, com tela sensível ao toque, que toca mp3 e video. Só isso, mais nada.
    http://idgnow.uol.com.br/telecom/2007/01/12/idgnoticia.2007-01-12.7024009054/IDGNoticia_view

    Concordo com thebluesgnr, a apple tem o melhor marketing e estratégia de lançamento. Muitas das novidades ditas dela foram usurpadas de terceiros ou simplismente comparadas.

    Agora amigo, já que você quer tanto entrar no mundo apple, entra em grande estilo, não me venha com um macmini, e sim com um mac pro. Mais o mesmo sem monitor custa R$ 15.000 mais R$ 1.800 do photoshop e os R$ 1.800 do MS Office pra apple. Só não esqueça de jogar na mega sena antes.

  29. Maicon Junches Says:

    E, eu desabafaria como você. Foi por esses e outros motivos que eu peguei pouco dinheiro e fui atrás de um Mac usado.

    Com todo o respeito para quem usa Windows, mas eu não consigo mais usar ele. Da pra falar muitas coisas que o Mac lhe proporciona, mas como se fala “MAC é MAC!”.

  30. Bruno Says:

    na boa?
    iHype.

  31. JOhnM Says:

    “Apple possui soluções de e-mail, calendário e agenda, assim como seus concorrentes diretos, porém estas soluções são aplicações separadas porém integradas, de forma que se você quer apenas ler um e-mail, não precisa esperar os outros módulos serem carregados a parte. No Windows Vista, isso foi copiado pelo antigo Outlook Express. No Linux não tenho relatos ainda disto, pelo menos a última versão do Evolution ainda mantém todos recursos em um único programa (e muita gente que reclama do excesso de recursos acaba partindo para o Mozila Thunderbird).”

    Fala Led!! Tem o Kontact do KDE, que é exatamente o que você diz não ter relatos sobre isto: Akregator + KMail + KJob + Knotes + Notícias (esqueci o nome do aplicativo separado) e Calendário (tb esqueci)

  32. ibobo Says:

    Faltou a maior das invenções: o iBobo!

  33. Alisson Duarte Says:

    Olá,

    bom passei aqui para te dar os parabéns pelo artigo linux x windows. Muito bom aquele artigo. Estou enviando para muitas pessoas para dismistificar sobre o uso de software livre.

    ps. exatamente e com x. ehehehe

    abraço!

  34. Lucas Arruda Says:

    Todos nós sabemos que o Linux tem problemas, e que por trás dele não existe tanto interesse comercial como no Mac OS e Windows.

    Mas, numa boa, ficar reclamando não irá adiantar. O que vale a pena é cobrar das empresas que elas prestem atenção no Linux. Tem muita gente falando que esse PC Conectado é um programa ruim e que muita gente está instalando Windows por cima, mas os que não estão, no fundo estão contribuindo para que pessoas desenvolvam para o Linux. Já temos também notebooks mais baratos com Linux e opção, para pessoas como eu, de não precisar mais pagar licença de um sistema operacional que eu não vou usar quando compro um computador pronto.

    Só um cego ou um ignorante não enxerga que o Linux está melhorando na velocidade da luz. A 5 anos atrás o Desktop Linux era feio, bem pior no quesito usabilidade e arrisco dizer que boa parte dos programas que usamos hoje não existia naquela época ou então não era tão funcional, e ainda sim muitos podem me criticar, e talvez até com razão, de que era possível se usar o Linux.

    Temos que entender que não é fácil competir com esse lobby enorme do Windows e com as idéias inovadoras da Apple e o seu mercado tão bem estruturado, mas ficar “chorando” não vai adiantar de nada.

    Eu também tenho vontade de ter um Mac, tenho sim, mas pra que ficar sempre pensando nisso e achando que a vida continua, porém com muita tristeza. A gente tem que fazer proveito do que é capaz de consumir, capaz de ter, e fazer o melhor possível. Com certeza tem vários designers bons usando plataformas abertas e isso não é desculpa para fracasso de ninguém, e sei que você pode se dar bem nessa área também (ou quer dizer que todo mundo que usa Linux está fadado a “dançar”???).

    Por outro lado, se você estivesse do outro lado (Windows ou Mac) você teria que estar pagando muito, mas muito caro para ser designer se você não fosse mais um pirateador, então acho que você deveria mandar hoje um email pra equipe de cada um dos softwares que você usa do Linux agradecendo muito pelo esforço e tempo de cada um dedicando ao projeto e falando o quanto você o apóia e agradece a cada melhoria feita.

    Na boa, como amigo, quer a fórmula do sucesso??? Reclama menos e trabalha mais.

  35. guacobey Says:

    ledstyle,
    experimente esse cinelerra aqui. é o 2.1. prontinho pro ubuntu, com direito a dependências certas.
    deb http://www.kiberpipa.org/~muzzol/cinelerra/edgy-i386/ ./

    e pra experimentar melhor o mainactor, no astalavista tem soluções.

  36. guacobey Says:

    #CINELERRA
    deb http://www.kiberpipa.org/~muzzol/cinelerra/edgy-i386/ ./

    instala o cinelerra e depois entra como root e:
    echo “0×7fffffff” >/proc/sys/kernel/shmmax

    aqui tá beleza. mesmo com vídeo com codecs alienígenas.

  37. Rafael Louback Ferraz Says:

    cara esse site ai fala que quase todos os grandes filmes de hoje em dia usam linux em algo multimedia nas sua produções..
    http://www.linuxmovies.org/

    saca a lista de filmes até 2002
    Dantes Peak [2/7/97] D2
    Titanic [12/19/97] D2
    Stuart Little [12/17/99] R&H
    Little Nicky [11/10/00] R&H
    Grinch [11/17/00] R&H
    Sixth Day [11/17/00] R&H
    Enemy at the Gates [3/16/01] Double Negative (England)
    Cats & Dogs [4/4/01] R&H
    Shrek [5/16/01] Dreamworks
    Fast & the Furious [6/22/01] Hammerhead
    Dr. Dolittle 2 [6/22/01] R&H
    Final Fantasy [7/11/01] Square (ceased operations)
    Planet of the Apes [7/27/01] R&H
    Captain Corelli’s Mandolin [9/17/01] Double Negative
    Harry Potter [11/16/01] R&H
    Lord of the Rings 1 [12/19/01] Weta
    Collateral Damage [2/8/02] Flash Film Works
    Blade II [3/22/02] Tippett
    Death to Smoochy [3/29/02] Flash Film Works
    Star Wars E2 [5/16/02] ILM
    Spirit [5/24/02] Dreamworks
    Scooby-Doo [6/14/01] Rhythm & Hues
    Haunted Lighthouse (IMAX) [summer 2002 Busch Gardens] Island Fever
    Men In Black 2 [7/3/02] Tippett (limited Linux, chase scene through Manhattan)
    XXX [8/9/2002] D2
    Pluto Nash [8/16/02] Flash Film Works
    Blue Crush [8/16/02] Hammerhead
    Below [Q3 02] Double Negative
    Santa Clause 2 [11/1/02] Tippett
    Harry Potter 2 [11/15/02] (not confirmed this is Linux)
    Star Trek Nemesis [12/13/02] D2
    Lord of the Rings 2 [12/25/02] Weta (New Zealand)

    Most big animation and effects movies since 2002 are Linux-based.

Leave a Reply