Computadores Apple mais baratos que PCs Sony Time Machine para Linux (ou quase isso)
Jan 18

time-machine.jpg

Salve pessoal. Muita gente já deve ter ouvido falar do Time Machine, o novo sistema de backup para Mac criado pela Apple. Trata-se de um método bastante simples, eficiente e, não podendo ser diferente, bonito! O Time Machine é inteligente, guardando backups de hora em hora (nas últimas 24 horas), dia a dia (no último mês) e semana a semana (até que o HD de backup esteja cheio).

 timemachine.jpg

Vejam no link um comercial sobre o Time Machine:  Get a Mac - Time Machine

Vejam no link uma demonstração de uso do Time Machine: Demonstração do Time Machine

Parece um tanto quando impossível querer fazer backup de todo seu computador (incluindo os programas e configurações) de hora em hora, imaginem o espaço que isso iria ocupar! Mas o método de backup do Time Machine é inteligente. O primeiro backup demora, ele salva todos os arquivos.À partir daí, o Time Machine só irá salvar os arquivos que foram em algum momento modificados, deixando os inalterados intactos, sem duplicar assim. Se você abrir um documento e digitar uma vírgula sequer, será o suficiente para que o Time Machine entenda que o arquivo deve ser salvo novamente no próximo backup, mas, por outro lado, se você não modifica um determinado arquivo por 1 ano, este não será guardado novamente por todo esse tempo.

Com isso, com um HD mesmo que pequeno, é possível guardar backups de até vários meses atras, talvez anos. Para usar o Time Machine, você precisa ter um Mac rodando o sistema Mac OSX 10.5 Leopard e ter um HD externo, conectado via porta USB ou FireWire. Recentemente a Apple criou um novo dispositivo chamado Time Capsule. O Time Capsule é um roteador wi-fi de altíssimo desempenho com um HD interno (que pode ser de 500GB ou 1TB) para backups via Time Machine, sendo assim, podemos afirmar que o software permite fazer backups via rede. Mas essa opção vem desabilitada, de tal forma que apenas com o Time Capsule (que não sai por menos de 299 dólares) será possível utilizar desta vantagem.

Mas os programadores não param, e um software chamado iTimeMachine permite que você ative o recurso de backup via rede para funcionar em qualquer diretório compartilhado. Sendo assim, você poderá compartilhar um diretório em outro computador na sua rede (seja ele um Mac, Windows ou Linux) e conectar-se pelo seu Mac, indicando ao Time Machine que utilize aquele volume como disco de backup.

A configuração deste recurso é bastante simples, e não requer conhecimentos avançados tampouco comandos extensos no terminal. Para ativar o recurso, primeiro devemos fazer o download do iTimeMachine gratuitamente no seguinte endereço:  http://www.xiotios.com/itimemachine.html

Após instalado em seu Mac, abra o programa e clique no botão “Enable Airdisks”. E pronto, à partir de agora seu Time Machine irá reconhecer volumes montados remotamente como HDs e fará o backup imediatamente após sua configuração. Agora, basta compartilhar um diretório em outro computador.

Feito isso, ainda tem um “pulo do gato”. Não adianta acessar o diretório compartilhado pelo Finder diretamente que o Time Machine não irá encontrá-lo. Você deverá conectar-se manualmente ao mesmo. Para tal, abra o Finder e vá no menu “Ir > Conectar ao Servidor”. Faça a conexão direta com o IP (por exemplo, se for um compartilhamento Windows ou Linux usando Samba, conecte assim: smb://ip.do.computador). Autentique-se, caso necessário, e mande o Mac salvar a senha (para que a montagem seja automática sempre que necessário). Se tudo correr bem, você acessará a pasta compartilhada desta forma, e à partir daí, é só ir nas preferências do Time Machine e escolher este compartilhamento como disco de destino e correr pro abraço!

Sem mais desculpas para arquivos perdidos heim!

written by LedStyle \\ tags: , , , , , , , ,

10 Responses to “Backup com Time Machine, e sem HD externo (via rede)!”

  1. Salvador Camino Says:

    O TimeMachine é bem legal, mas como eu escrevi no ultimo post do meu blog, ele peca pela falta de opções. Salvar toda hora é meio nonsense salvo para hardusers.

  2. Paulo Dom Says:

    Adorei a matéria, escreva mais, seu blog é legal pena que vc demora atualizar.

  3. Compulsivo Says:

    Salvador,

    Diga isso para alguém que tenha seu note roubado ou acaba de perder todos os seus dados…

    []’s
    Compulsivo

  4. Paulo Says:

    Alem de publicar poucas materias vc ainda apaga meus comentários, legal isso.
    Não vamos visitar mais

  5. Paulo Dom Says:

    Porque vc apaga meus comentarios????

  6. LedStyle Says:

    Paulo, não apago comentário de ninguém. Acontece que o spam para 90% dos comentários, e eu entro as vezes 1 vez por semana, nem isso, pra aprovar tudo. Então fica tudo aguardando.
    Isso é necessário, visto que recebo uns 30 spans por dia.

    sds

  7. Renato Says:

    Ola fiz tudo isto e deu tudo certo. (tenho um macbook em rede com um pc c/ windows vista q tem 2 hds individuais, sendo o segundo p backup) compartilho tudo entre eles, esta uma beleza. So q o TIME MACHINE (usando o itimemachine) acha a pasta no hd do pc e começa a fazer o backup, so q quando chegar a uns 100mb aproximadamente da erro e ele não consegue terminar o backup.
    Alguem sabe o que eu poderia fazer p dar certo?

  8. Bárbara Says:

    olá! tenho que fazer backup de um grande volume de informações, a toda hora.
    (o hd do meu mac queimou misteriosamente… agora backup é sagrado!)
    o servidor é windows, e uso o mac leopard. com esse grande volume de informações o ITimeMachine fica muito instável? (cerca de uns 10gb no ínicio que é um banco de dados, e de hora em hora pelo menos 100mb de arquivos modificados ou novos)

  9. Vinícius Tamer Says:

    Muito obrigado pela dica!
    Já que não tenho grana para comprar o meu Time ainda, vou usar essa solução para backup do meu mac book. Percebi que dá muito trabalho ficar conectando o drive externo toda vez que quero que ele faça o backup…
    Com esse programinha fica muito mais facil, já que ele estará fazendo tudo pela wifi sem que eu eu me preocupe.

    =P

  10. Pri Says:

    Pessoal, posso estar enganada mas o erro do Renato pode estar na formatação do HD dele. Deve estar em FAT 32 (que limite a transferência de dados). Bom ver isso e formatar o HD para windows ( o FAT 32 é PC Mac)

    abs

    Pri

Leave a Reply