O texto abaixo foi escrito por Monthiel e não reflete necessariamente a opinião do autor deste blog (no caso eu… rs). Não deixem de acessar seu blog no endereço: http://www.monthiel.com
Abraços e boa leitura.
Windows ou Linux?
Essa é uma discussão muito antiga. É o tipo de debate que nunca vamos chegar a um consenso. Sabe porque? Porque nunca definiremos qual dois dois é melhor. Essa definição nunca será encontrada porque muitos não percebem que essa é uma decisão inteiramente e completamente pessoal e profissional.
Eu –por exemplo–, no trabalho uso Ubuntu. Lá eu trabalho com programação Shell Script e edição de alguns scripts Grads. Trabalhamos o tempo todo com o Nedit, Gedit e o Console propriamente dito, além de mais um monte de outras ferramentas nativas do Linux. Fica completamente claro para todos que lá o melhor é o Linux, e ponto final. Não é uma escolha. É uma necessidade. Simples assim.
Antes de entrar nessa empresa atual trabalhei como suporte técnico numa agência de publicidade. Lá todos as estações rodavam Windows XP. Além dos PCs convencionais tínhamos os Macs para a equipe de designers e dois servidores Dell rodando Debian.
Consegue entender que cada um tem sua função? O Windows XP (você querendo, ou não) é uma ótima estação de trabalho para que cada funcionário termine suas funções sem ter que ficar se preocupando em reaprender tudo novamente. Produtividade é a chave.
Experimente falar que tem o Gimp e o Inkscape para um Designer para você ver o que acontece . Se você não tomar um tapão na orelha, pode ter certeza, você é uma pessoa de sorte. Para isso eles tinham seus Hardwares Apples rodando lindamente o Leopard.
E por último os servidores Dell. Neles tínhamos o MySQL instalado e mais algumas aplicações que rodavam como servidores, trabalhando juntamente com o Samba para poder conversar com as máquinas Windows XP e distribuir arquivos / informações / emails para toda a empresa.
Você consegue entender que cada um tem sua função? Que numa empresa a produtividade e o retorno (financeiro) é o que importa? Provavelmente sim.
Em casa eu tenho os dois instalados: Windows Vista e o Ubuntu. A maior parte do tempo estou no Windows, pois gosto muito de alguns softwares nativos para ele que não existe – nem de longe - nada comparado para seu concorrente.
Por exemplo. Enquanto estou escrevendo esse texto estou ouvindo o MacBreak Weekly do site Twit.tv no iTunes. Ao mesmo tempo que o iTunes está tocando o MacBreak Weekly está fazendo o download de outros Podcasts, como o Floss, o Engadget e o Diggnation. Quando terminar de escrever vou abrir o QuickTime e assistir alguns trailers direto do site da Apple, sem precisar ficar procurando. E, por último, vou abrir o WinAvi, o MediaSubtitler e o VirtualDub e fazer alguns vídeos legendados. Eu poderia fazer tudo isso no Linux? O Xiita certamente responderá que sim, e ele tem razão. Mas antes eu teria que passar um mês ou dois procurando softwares compatíveis, re-compilando bibliotecas, mudando Makefiles, etc. Não obrigado.
Hoje entendo que um Sistema Operacional é uma ferramenta de trabalho. Para uma empresa, ou para um advogado, ou para um dentista, para um ginecologista, ou para mim, o que importa é a produtividade que aquele sistema vai oferecer. Encare os fatos de uma vez por todas que você será uma pessoa mais feliz. Eles não tem que reaprender tudo; eles não são obrigados a isso. Já estão ocupados demais com sua profissão. E você, meu caro, já deveria ter entendido isso.
Para finalizar digo o seguinte. O que você tem que fazer é aprender o quanto você puder. Aprenda Linux (entenda Linux como Kernel e comandos); aprenda Windows e aprenda Mac OS, se puder. Se você for profissional de Suporte Técnico é necessário saber os três. Se não, não plante coco no asfalto. Se for curioso e fanático por tecnologias, certamente fará testes em todas elas, mesmo não precisando. E se não for, aprenda suas ferramentas de trabalho; faça seu trabalho bem feito e antes do chefe chegar e incremente sua carreira estudando algo relativo a sua profissão. Não se preocupe com o resto.
Para finalizar, uma piadinha muito bacana com o Windows XP.
http://www.youtube.com/watch?v=mu9zjoUUt80





March 21st, 2009 at 12:10 am
Mothiel,
Eu concordo parcialmente com sua opinião. Acho que não podemos esquecer que grande parte dos SO vem no esquema demanda-oferta e nesse sentido não dá pra jogar no lixo a tradição da Microsoft em satisfazer razoavelmente seus usuários.
Mas ao mesmo tempo não dá pra achar que as dificuldades impostas pela desproporção entre usuários de Windows e Linux é um fator a ser depositado na conta do próprio Linux. Também não dá pra considerar as facilidades e a tradição de certos softwares do Windows um fator a ser posto na conta da Microsoft. Acredite, antes de achar o VirtualDub e o WinAvi um usuário leigo teria que buscar tanto quanto você precisaria para achar o equivalente no Linux dos softwares mencionados. Claro, é muito mais fácil achar um review sobre softwares quando eles rodam numa plataforma compartilhada por mais 90% dos usuários do mundo — mas repito, isso não pode ser posto na conta da Microsoft.
A propósito, eu prefiro o Avidemux
Mas gostei da opinião. É sempre melhor dialogar com gente moderada — há fanáticos dos dois lados.
March 21st, 2009 at 12:51 am
Muito bom! Cada um no seu quadrado, cada macaco no seu galho.
Sem fanatismo. Que cada pessoa descubra o que é melhor para si e vamos adiante.
March 21st, 2009 at 4:16 am
Monthiel… bem que podia ter exagerado mais, né? Assim teria mais graça.
Falar que um designer n pode usar Linux por falta de programas nativos é uma coisa, agora falar que usa Windos/Mac por causa das super facilidades do iTunes e do QuickTime? Né meio exagerado não?
Já ouviu falar em Miro, uma ótima alternativa a esses 2 programas. Nele tenho praticamente todos os canais que estão disponíveis no iTunes, e traillers… bem… disso nem preciso falar (vide Timo’s), tenho e assisto inclusive o Diggnation (em HD, mesmo).
O Totem do Gnome 2.26 já importa legendas autometicamente. O GnomeSubtitle é bem prático e completo. E o AVIDemux termina o serviço como mestre.
Agora, por favor! Parem de escrever que o Windows é melhor por razões ridículas. Ao menos leve em cosiderações fatores reais.
Ex ridículo >> “Ah vei! Linux é uma merda! No Windows eu tenho o programinha lá que converte de youtube pra mp3 facinho! E no Linux hein?!”
Na internet o que mais vemos são posts desse tipo. E isso motiva quem? A MS a produzir um windows cada vez melhor? Ou desmotiva novos usuários?
Tem gente que “wina” o utorrent pq nem faz idéia de que existe Qtorrent, transmission, Deluge. NEM FAZ IDÉIA!
Led, ¬_¬
tsc tsc tsc tsc
tô desapontado, cara.
March 21st, 2009 at 9:02 am
Olha… o post até que começou bem, mas tenho que concordar com o Julio.
Essa questão de melhor, hoje, já passou para um assunto muito pessoal (como religião, time de futebol, carro). Mas argumentar não tira pedaço… e essa questão de difícil, makefile, reaprender é tudo marolinha =).
Eu não tenho que procurar 2 semanas nenhum software, baixar dependências e compilar. É só eu dar um aptitude search, ou abrir meu Synaptic que tá tudo lá. Aonde está a dificuldade nisso? Você é realmente um usuário Ubuntu?
March 21st, 2009 at 9:57 am
Concordo plenamente!
E dai que tem alternativas, o cara gosta do iTunes. Dai ele vai usar um SO que o rode.
Falo isso mesmo usando Ubuntu no trabalho e em casa!
O xiitismo no meio do Linux só atrapalha as coisas pra ele mesmo…
March 21st, 2009 at 9:59 am
Neto, você tem toda razão em dizer que na internet está cheio de posts que não apresentam motivos reais. Mas vem cá, tirando a parte no qual eu falo sobre meu uso pessoal em casa, os exemplos das empresas não são motivos reais?
Vou te contar. Eu uso Linux a praticamente 4 anos. E uso muito mesmo, tanto no trabalho quanto em casa. E não tem essa de qual é melhor. O que existe é qual é mais produtivo, e pronto. Só isso, não há razões para discussão. Quando quero programar em Shell Script, php ou C++ abre meu Ubuntu, abro o Eclipse e faço tudo que quero. Quando quero somente usar o computador, ouvir música, ver trailers, legendar filmes, etc. Uso o Windows. Qual o mal há nisso? Hã?
Abs,
@monthiel
March 21st, 2009 at 10:35 am
Monthiel, de novo esse cara?
Impressionante, mas ele sempre está em todos os lugares, e sempre com esses posts e comentários vazios, que não dizem nada.
Maldita inclusão digital!
March 21st, 2009 at 2:42 pm
Cada um oferece um benefício. O benefício do Windows com certeza está nos softwares proprietários existentes. Quem sabe essa realidade mude em breve já que atualmente várias empresas estão apostando em softwares multilataforma, por outro lado o prejuízo do windows está na instabilidade e insgurança do sistema.
Mas agora usar o itunes no Windows tem que ser guerrero não?? oo coisinha ruim! rsrs
Itunes só está bom mesmo no mac, no windows os conflitos me irritam.
Mesmo assim, minha prioridade sempre foi em usar sem preocupacoes Banco (que uso todos os dias), usar o programa sem ficar fechando no meio da produção e nao haver conflitos, principalemte em processos demorados, o que realmente me fez optar pelo Ubuntu.
March 23rd, 2009 at 8:19 am
“Mas antes eu teria que passar um mês ou dois procurando softwares compatíveis, re-compilando bibliotecas, mudando Makefiles, etc. Não obrigado.”
Pois é… infelizmente ainda tem gente que pensa que usar programas no Linux depende de busca complexas no GOOGLE e compilação de programas. Que texto fraco. Fique usando Windows Vista então. Eu uso Linux porque é mais poderoso que o Windows. É mais personalizável, mais rápido e mais seguro. “Só” por causa disso eu uso.
Provavelmente você NUNCA usa o Ubuntu, e fica direto no Windows. LOL.
March 23rd, 2009 at 9:04 am
Eu acho o post válido…
Realmente não adianta ficar nessa eterna discução de melhor o pior…
estou a 9 anos no mundo linux e posso garantir a todos que o linux só é prejudicado pelos usuários xiitas …
o declínio q o linux como desktop (apesar do UBUNTU) vem sofrendo se deve justamente aos xiitas d plantão…
cada um usa o q bem quer, o que mais lhe agrada, se determinados aplicativos não estão disponíveis para um sistema, passe para outro S.O. , o ideal é todos nós sermos multi-plataformas, e os software tb…
March 24th, 2009 at 8:17 am
@Monthiel
Em todas as empresas existem treinamento para que os funcionários aprendam a usar o software/equipamento da empresa. Se for Linux, se for Windows, não importa, terá treinamento de qualquer forma.
Salvo alguns poucos casos em que o funcionário trabalhará da sua própria forma. Então ele tem total direito de escolher com o que quer trabalhar. E se ele acha que é melhor pra ele o XP, que seja! Se for o Ubuntu, que seja!
“Qual o mal há nisso? Hã?” Não sei se você percebeu, mas eu não disse que você estava errado. Eu falei do seu exagero em falar do iTunes e do QuickTime como se fossem ferramentas únicas, existentes ao menos no Windows/Mac.
Agora uma coisa que tenho observado é essa nova ondinha de chamar qualquer cara que defenda o Linux de “xiita” e “freetards”. Se você defende o Windows então você é maduro e centrado. Se defende o Mac é moderno e atualizado. Agora se defende o Linux é … bem… xiita ou freetard, dependendo do seu argumento.
Querem saber qual é a verdade? Hoje, ano de 2009. Não importa se você usa Windows, Linux, Mac ou o que seja…. REALMENTE NÃO IMPORTA. Se você quer ser programador no Mac você vai ser, se quiser ser no Windows será igualmente da mesma forma que pode ser no Linux! Não importa a plataforma, hoje podemos ser produtivos em qualquer uma!
Até um designer, se quiser usar Linux ele poderá ser tão bom quanto um designer que usa Mac.
Agora, parem de entitular qualquer pessoa que defenda o software Livre, são apenas 1%, contra 99% que não dá um centavo pela causa.
March 24th, 2009 at 10:04 am
É um post engraçado eu diria.
Sei de uma menina que acabou de tirar carteira de habilitação. Na auto-escola ela usava um UNO (nada contra o carro).
Ai comentei com ela: Porque não compra um carro, um Gol? Agora que você ter habilitação pode comprar o seu carro.
Resposta dela: Vou comprar sim. Mas um Uno. Eu aprendi a dirigir em um Uno.
Se é que você me entende, não é porque você acha os seus programinhas de Mac rodando no Windows que você está no paraíso. Tem muitos ambientes livres que tem o mesmo efeito e não te aprisionam a mente. Tal como a menina que vai ter que andar de UNO o resto da vida…
Lamentável.
March 24th, 2009 at 7:42 pm
Cara… O artigo ficou muuito bom mesmo. Parabéns !
Realmente a produtividade é o foco nas empresas, quaisquer que sejam essas empresas, sua produção, seu lucro, não podem parar.
Certamente um usuário levará meses, senão anos para aprender a usar um distro linux como ele usa o windows, cotidianamente.
Agora os xiitas, como o autor citou, querem empurrar o linux goela abaixo. Aí é fo**.
March 25th, 2009 at 1:13 pm
Eu só gostaria de saber exatamente, qual a edição de foto, que dá para fazer somente no photoshop, que nao dê para fazer no gimp, com exceção do cmyk e da renderização.
em tempo, software como o gimp e o photoshop são muito burros no abrir arquivos gigantes.
March 27th, 2009 at 10:36 am
Para onde é que vai a produtividade depois da tela azul da morte? Mais, a demanda na curva de aprendizagem entre o XP e o Vista não é semelhante à curva entre o XP e o ubuntu? Ou seja, se for pra treinar o usuário não seria melhor treinar para um sistema que funcione melhor em Desktop? Só em determinados softwares profissionais eu me omito e digo ainda não tem isso no mundo livre o jeito é se conformar e comprar.
March 30th, 2009 at 9:47 pm
Concordo com o post afinal, ja usei linux em meu computador e para achar software para ele é dificil, tem que ser em sites especificos… e alem de tudo nem tudo q tem pra pc tem pra linux. Afinal os usuarios domesticos e que usao pouco o comp. sem duvida ne nenhuma deve usar xp, e se quiser algum programa é só ir no baixaki qe é facil! mas se sou um desenvolvedor de sistemas claro que os melhores programas para programação são linux! e editores de imagem? nao trocam seu mac nem a pau!
Afinal cada S.O. é para determinada necessidade e ponto FINAL!
April 1st, 2009 at 5:23 pm
Olá Motiel, gostei muito do seu blog, estou interessado sempre no universo linux, no que confere ao usuário final, e essa questão de escolha entre windows e linux é realmente uma pedra no meio do caminho daqueles que desejam produtividade e segurança.
Pessoalmente eu creio que o linux venha a ser daqui a algum tempo uma plataforma muito interessante, contudo os procesos de instalação e principalmente configuração de periféricos e drivers, deve com certeza ser mais simplificado. Quanto aos softwares, já existem uma gama excelente deles que fazem o serviço com qualidade, no ramo do design por exemplo o inkscape e xara são ótimos inclusive reio eu é uma opiinião, superam o sr. corel draw em qualidade sem afetar o desempenho da máquina. Já com Photoshop a coisa é mais complicada, ainda temos o painter. O gimp é maravilhoso para edição de fotos e layout para web, mas para pintura digital ainda não está maduro o suficiente para substituir estes software anteriormente citados. Questão de tempo é claro. Contudo o problema é hardware e configuração, tenho hardwares no qual o sistema não vem com os drivers e pra instalá-los é um inferno particular para quem não se dá nada bem com comandos. Essa é a chave para o linux ser mais popular.
É justamente o que vc citou, do fato de ter que perder tempo fazendo essas coisas, quando o trabalho propriamente dito está por ser realizado.
Caso contrário a Microsoft já teria perdido espaço a tempos.
O ubuntu facilitou bastante as coisas pra quem quer entrar no linux, mas para realmente ficar popular, o sistema precisa de mais didática para não usuários, o que creio eu ser algo que pessoas que usam a anos os códigos não tenham para oferecer para com novos usuários. Então o que vemos é uma guerra pouco construtiva por opiniões.
Post fantástico.
Abraço
April 2nd, 2009 at 10:36 pm
Alimentar tela azul é a mesma coisa, que falar que o linux é dificil, tela azul dificilmente se ve no windows, a não ser problema de hardware,mas não é o sistema.
A produtividade é o que mais conta hoje, ninguem tem tempo de reaprender a usar o computador em outra plataforma, mesmo sendo viavel é muito dificil nos dias de hoje por falta de tempo mesmo.
A melhor opção sempre foi, quer trabalhar em alguma area, aprenda a usar a ferramenta e foque somente nela, que a produtividade vai ser muito melhor, se não vai ficar mais ou menos em todas as ferramentas que for trabalhar
O jeito é escolhe no começo do estudo a plataforma que mais se encaixa em voce, por que depois é muito dificil mudar a forma de trabalhar
Por isso que muita gente ainda usa o windows por causa de alguns software que para alguns é somente desculpa (ou marolinha), e não intendem que é mais dificil de se acustumar do que parece
April 4th, 2009 at 4:23 pm
@Danilo:
Comecei a usar o Ubuntu em outubro de 2006. E já fazia a minha transição definitiva em abril de 2007. Hoje eu escrevo meus programas, trato minhas fotos e ainda edito meus vídeos ouvindo meus podcasts sem problemas com o Linux.
Quando não se quer aprender, qualquer desculpa serve.
April 13th, 2009 at 4:32 pm
eu quero jogar esse jogo parecer ser da hora !
May 7th, 2009 at 11:59 pm
quero jogar
April 12th, 2010 at 5:00 pm
O artigo ficou muuito bom mesmo. Parabéns !
Bjs Ana
May 1st, 2010 at 7:37 pm
Pra mim, na casa ou no trabalho, o melhor é o Linux…. Chefe nenhum reclama de colocar Linux, imagine a economia e a segurança!!!
May 3rd, 2010 at 5:51 pm
Ola lestyle
gostária de uma ajuda estou pretendendo ingresar no mundo linux pode ver que até ja fiz um e-mail com referencia ao linux mas tenho um problema.
estou fazendo um curso de webdesign e as ferramentas que uso são o photo shop dream e outros gostaria de uma dica sua de programas que de para usar no linux, para estes fins.
Att:
Marcelo Almeida
May 3rd, 2010 at 5:54 pm
ah mais uma coisa qual distro vc recomenda ?
May 24th, 2010 at 7:18 pm
o0
esse texto tem raão quanto a produtividade, concordo que temos que fazer aquilos que sabemos, mas uma pessoa empreendedora e perceverante sabe que reaprender faz parte, e nada fará diferença se não nos evoluirmos, prefiro linux, bom pra designer, audio, servidores, n trava e tem a maior capacidade de desempenho, onde mais tenho velocidade de rendenrização, baixa latenica maior que no linux?
nem mac
fato
mas se o cara tem um pc de 70 mil reais, quem se importa com desempenho?